Continua após publicidade

Música de John Lennon guardada há mais de 40 anos é lançada pelos Beatles

"Now and Then" foi criada com uso de Inteligência Artificial e já está na lista de mais vendidas do Reino Unido; assista ao clipe aqui

Por Laís Franklin
Atualizado em 7 nov 2023, 11h41 - Publicado em 6 nov 2023, 11h56

George Harrison no violão, Ringo Starr na bateria, Paul McCartney no baixo e violão e John Lennon no vocal. Essa combinação nostálgica se tornou possível em 2023 com ajuda de uma sofisticada tecnologia de inteligência artificial. “Now and Then”, escrita por Lennon em 1978, foi lançada há menos de uma semana já lidera o ranking de músicas mais vendidas no Reino Unido. 

O lançamento foi possível por causa do diretor Peter Jackson, responsável pela série documental “The Beatles: Get Back” (lançada em 2021 e disponível no Disney+). O cineasta e sua equipe desenvolveram uma tecnologia chamada Machine Learning, que foi capaz de reconhecer e separar os diversos padrões de instrumentos e vozes que apareciam nos vídeos antigos da banda. 

O clipe da canção estreou no dia 3/11 e já acumula mais de 20 milhões de visualizações só no YouTube, figurando também no top 3 de músicas em alta da plataforma de vídeo. “Esta notável história de arqueologia musical reflete a infinita curiosidade criativa e o fascínio compartilhado dos Beatles pela tecnologia. Marca a conclusão da última gravação que John, Paul, George e Ringo conseguirão fazer juntos e celebrar o legado da banda mais importante e influente da história da música popular”, define a banda por meio de comunicado oficial. 

Continua após a publicidade
The Beatles, durante apresentação no programa Ed Sullivan Show
The Beatles, durante apresentação no programa Ed Sullivan Show. (Imagens Filmes/divulgação)

A história de “Now and Then”

A demo da música havia sido gravada em uma fita cassete na casa de John, em Nova York, 1979, um ano antes de ser assassinado. Yoko Ono, viúva de John Lennon, entregou a gravação em 1994 junto com outras duas canções: “Free as a bird” e “Real love”, ambas lançadas de maneira póstuma na década de 1990.

A demo de “Now and Then” foi trabalhada pela primeira vez em fevereiro de 1995 por Paul, George e Ringo como parte do projeto ‘The Beatles Anthology’, mas permaneceu inacabada por causa dos desafios tecnológicos envolvidos no trabalho com o vocal. Durante anos, parecia que a música nunca poderia ser concluída. Por ter um ruído ambiente específico, “Now and Then” não havia sido comercializada até então. Agora, a canção foi finalizada por Paul McCartney e Ringo Starr, e também teve acordes de IA de George Harrison. Por esses motivos, “Now and Then” tem sido considerada como “A última música dos Beatles”.

Continua após a publicidade

Assista ao clipe na íntegra, abaixo: 

Publicidade