7 concertos e óperas para ampliar o repertório em música clássica
"Sinfonia da Ressurreição" no Theatro Municipal e "Festival Schubert" da Osesp são alguns destaques da semana
O feriado está repleto de boas novas da música clássica. Formada por dez trompas, oito trompetes, grande número na percussão, cordas, grande coro e duas solistas, a Sinfonia nº 2, mais conhecida como Sinfonia da Ressurreição, será apresentada pela primeira vez no Theatro Municipal de São Paulo, com a participação da soprano Marly Montoni e da mezzo-soprano Carolina Faria, nos dias 29/03, às 20h, e 30/03, às 17h.
Uma das obras célebres do regente tcheco-austríaco Gustav Mahler, a partitura segue influenciando a cultura em diferentes eixos. Um exemplo recente é o filme Maestro, dirigido por Bradley Cooper, sobre a vida do compositor, maestro e regente Leonard Bernstein.
Outros concertos em destaque para colocar na agenda
Já no Theatro São Pedro, que acaba de divulgar sua programação anual para 2024, vale colocar na agenda as performances da Orquestra Jovem e da Academia de Ópera, especialmente as interpretações das obras de Ralph Vaughan Williams, Gian Carlo Menotti e Pauline Viardot. Em abril, o destaque fica para duas óperas de Jacques Offenbach: A Canção de Fortunio e As Senhoras do Mercado.
Como adiantamos em Bravo!, em 2024 a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp completa 70 anos, com uma programação pra lá de especial. Um dos eixos temáticos desta temporada é o Festival Schubert, inteiro dedicado ao trabalho do austríaco. Neste domingo (31), o britânico Paul Lewis fará um recital no qual apresentará as sonatas números 7, 14 e 17 de Franz Schubert.