Continua após publicidade

10 momentos marcantes da história do Oscar

Selecionamos os 10 momentos mais marcantes do Oscar, desde situações emblemáticas à momentos constrangedores que chocaram o público

Por Beatriz Magalhães
Atualizado em 11 mar 2024, 13h58 - Publicado em 11 mar 2024, 10h00

 

1. Hattie McDaniel é a primeira mulher negra a ganhar um Oscar

Em 1940, durante o período de segregação racial nos Estados Unidos, um grande marco foi alcançado pela atriz Hattie McDaniel, que venceu na categoria de Atriz Coadjuvante, por seu papel como Mammy em “E o Vento Levou”. Devido a Leis de Jim Crow, atriz foi proibida de comparecer a estreia do filme com o restante do elenco, e só conseguiu comparecer à cerimonia do Oscar, após ajuda da produção do filme para permitirem a entrada da atriz no prédio.

2. Marlon Brando recusa prêmio de melhor ator

Em 1973, Marlon Brando venceu o prêmio de melhor ator por sua atuação no longa O Poderoso Chefão. Entretanto, o astro se recusou a comparecer à cerimônia em protesto contra a falta de representatividade de indígenas americanos em produções do cinema e televisão.

Continua após a publicidade

A atriz e ativista nativa-americana Sacheen Littlefeather subiu ao palco em seu lugar para discursar um texto escrito por Brando em recusa ao prêmio, porém foi interrompida após 45 minutos de fala.

3. Homem pelado invade o palco do Oscar

Outro momento marcante foi em 1974. Durante a apresentação do host David Niven para anunciar a entrada da atriz Elizabeth Taylor, que apresentaria a categoria de Melhor Filme, o fotógrafo Robert Opel correu pelo palco pelado e protagonizou uma das situações mais inusitadas da cerimônia.

4. Discurso de Halle Berry ao vencer prêmio de Melhor Atriz

Continua após a publicidade

A atriz Halle Barry protagonizou um discurso emocionante na cerimônia de 2002, ao levar o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em A Última Ceia. A artista subiu emocionada ao palco e foi ovacionada pela plateia durante seu agradecimento: “Esse momento é muito maior do que eu”, disse Halle durante seu discurso em que menciona a honra de ser a primeira mulher negra a vencer o prêmio nesta categoria.

5. Heath Ledger recebe Oscar póstumo

Com os sucesso de O Segredo de Brokeback Mountain e Batman: O Cavaleiro das Trevas, ao interpretar o Coringa, Heath Ledger se consagrou como uma estrela em ascensão em Hollywood. Entretanto, o ator morreu logo após o término das gravações, devido a uma overdose acidental com o uso de medicamentos.

Em 2009, a família do ator foi ao palco receber o prêmio póstumo por sua atuação no longa de Christopher Nolan, na categoria de “Melhor Ator Coadjuvante”.

Continua após a publicidade

6. Jennifer Lawrence cai no palco

Jennifer Lawrence viveu um momento que marcou as cerimônias do Oscar ao cair no palco da premiação. Em 2013, ao ser indicada e ganhar o prêmio de Melhor Atriz com sua atuação no longa O Lado Bom da Vida, a atriz tropeçou nas escadas e logo em seguida, brincou com a situação.

7. A selfie do Oscar

Em 2014, durante a cerimônia da premiação, a apresentadora Ellen DeGeneres reuniu diversas celebridades para uma foto que viralizou nas redes sociais. A foto contou com celebridades como: Jennifer Lawrence, Jared Leto, Meryl Streep, Bradley Cooper, Peter Nyong’o Jr., Lupita Nyong’o, Channing Tatum, Julia Roberts, Kevin Spacey, Brad Pitt e Angelina Jolie.

Continua após a publicidade

O clique foi publicado no X (antigo Twitter), e teve mais de 1 milhão de retweets em menos de uma hora.

8. O aguardado Oscar de Leonardo DiCaprio

Até 2016, Leonardo DiCaprio não havia recebido um Oscar. Após quatro indicações, em 1994, 2005, 2007 e 2014, a espera de mais de 20 anos chegou ao fim. O ator levou o prêmio de Melhor Ator, por sua atuação em O Regresso. O momento foi bastante aclamado na internet, ficando entre os assuntos mais comentados, além de ter rendido diversos memes.

Continua após a publicidade

9. A troca de envelopes que anunciou La La Land como ‘Melhor Filme’ 

A 89ª cerimônia do Oscar ficou marcada por uma gafe histórica, com o anúncio da categoria mais importante – e aguardada – da premiação, que é a de Melhor Filme. Devido a um erro da organização, os apresentadores Faye Dunaway e Warren Beatty anunciaram La La Land: Cantando Estações como vencedora, quando o real vencedor da noite havia sido Moonlight: Sob a Luz do Luar.

O equívoco aconteceu porque os apresentadores receberam o envelope que anunciava Emma Stone, de La La Land, como “Melhor Atriz”.

10. Tapa de Will Smith em Chris Rock

Outro momento inesperado que entrou para a história foi o tapa de Will Smith em Chris Rock. Após uma piada feita pelo comediante sobre o cabelo raspado de Jada Pinkett Smith, esposa de Will, o ator reagiu para defendê-la. Acontece que Chris fez uma comparação com a atriz Demi Moore, que também tem a cabeça raspada, entretanto, Jada sofre com alopecia, uma condição que causa a queda dos fios de cabelo. Visivelmente incomodada com a situação, Will gritou para que o apresentador “tirasse o nome de sua esposa da boca”, além de agredi-lo em cima do palco.

Durante o ocorrido, muitas pessoas na plateia acreditaram que a situação foi combinada. Entretanto, alguns dias depois Will Smith renunciou à Academia em 1º de abril de 2022 e foi proibido de comparecer à cerimônia do Oscar por 10 anos.

Publicidade