Edifício Martinelli retoma visitas gratuitas neste mês
Desde 5 de agosto, o edifício está novamente aberto à visitação após um ano fechado para reformas
Quem mora ou visita a imensa São Paulo neste mês terá a chance de conhecer de perto um dos prédios mais emblemáticos da capital: o Edifício Martinelli, patrimônio cultural paulistano. Desde 5 de agosto, o edifício está novamente aberto à visitação após um ano fechado para reformas. As visitas aos últimos andares acontecem às terças-feiras, em grupos de até 25 pessoas, com duração de 45 minutos.
Primeiro arranha-céu da cidade, o Martinelli soma mais de um século de história. Situado no triângulo formado pela Rua São Bento, Avenida São João e Rua Líbero Badaró, no centro, foi idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli — que lhe deu o nome — e projetado pelo arquiteto húngaro Vilmos (William) Fillinger. Inaugurado em 1929, o edifício oferece uma vista privilegiada e abrangente da capital.
Erguido em alvenaria de tijolos com estrutura de concreto, o prédio se distingue pelo revestimento em granito vermelho róseo no pavimento principal. Originalmente planejado para ter apenas 14 andares, acabou alcançando 30, o que gerou receio público na época. Para provar a segurança da construção, Giuseppe decidiu morar no local. Ainda durante a obra, um imprevisto danificou um prédio vizinho; como compensação, Martinelli comprou o imóvel e o transformou no Cine Rosário, inaugurado também em 1929.
Antes da reabertura em 2024, o Martinelli permaneceu fechado desde 2020 para as reformas do projeto “M100: Martinelli 100 Anos”. Nesse período, recebeu uma programação cultural idealizada pelo grupo Tokyo.
Em 2025, o M100 entra em sua segunda fase, com mais de 100 parceiros; entre arquitetos, construtoras, restauradores, consultores e curadores. O projeto é ambicioso e prevê transformar o edifício em um dos maiores complexos criativos do Brasil, com cafés, bares, restaurantes e um museu de 500 m², distribuídos em cinco andares abertos ao público. A expectativa é receber mais de 1 milhão de visitantes por ano, que se for concretizado colocará o Martinelli entre os principais destinos turísticos do país.
Ranking: 100 melhores livros brasileiros segundo a Bravo!
100 melhores livros do século segundo o jornal The New York Times
Quais são filmes mais premiados do Oscar de todos os tempos?
10 séries nacionais imperdíveis que estreiam em 2025
Os 25 romances mais viciantes do mundo segundo a Bravo!